O solo "Vozes do outono" foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura pelo Edital 265-10 de Pesquisa em Dança da Casa Hoffmann Centro de Estudo de Movimentos em 2011 pela Fundação Cultural de Curitiba. A estreia aconteceu no dia 27 de setembro de 2011 no evento DANCON Liga Cultural de Dança em Belo Horizonte.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Relatório Junho de 2011

  1. CARGA HORÁRIA DE PESQUISA:
    24/h mês de pesquisa: cumprida
  2. O CRONOGRAMA PREVISTO NO PROJETO PARA O MÊS DE JUNHO:
    Laboratório corporal e cênico no estúdio da Casa Hoffmann e orientação.
  3. O QUE FOI REALIZADO:
  • Laboratório corporal pensando em pó, leveza, instinto animal, ciclo, gestação, renascimento, pena, insatisfação, desequilíbrio, velhice, profano, sagrado, terra, latência, bicho, céu, asas, escolhas e dor. Quero tocar no assunto da alegria de viver compreendendo que tudo faz parte de Deus. Eu acredito que a paz de espírito existe entre o sagrado e o profano. Na minha percepção, o céu e o inferno se encontram aqui. Então, acredito que a beleza do mundo está no olhar de cada pessoa – na escolha pessoal individual a cada instante no presente vivo. Busco nos laboratórios corporais movimentos que possam trazer essas imagens e sensações para o espectador.
  • O laboratório corporal é árduo, criar uma linguagem cênica que trata desse assunto da morte e vida é difícil. Às vezes parece que estou no fundo de um poço sem nenhuma saída, no meio do lodo. Tenho vários estados corporais que ando pesquisado. Nada claro concreto e definitivo para o meu solo ainda.
  • Creio que processo criativo é individual onde não existe metodologia clara e definitiva. Entendo que cada obra possui sua peculiaridade, uma forma de conceber, entender, se dispor ao sacro-ofício de evocar algo sagrado. Existe um momento de limbo para isso. Um tempo em que o artista deve seguir adiante num caminho inseguro. Ainda estou nesse momento.
  • Minha metacoginição concatena assuntos mais variados: musica, física, natureza, dança, signos, figurino, iluminação, etc. Tudo caminha concomitantemente. O fato é que amplio a minha pesquisa além da Casa Hoffmann, assim coleciono vídeos, músicas, imagens, faço aula de dança pensando no solo, assisto espetáculos, leio artigos, junto aforismos, escrevo notas etc.
  • Registrar o processo criativo é uma necessidade que possuo, pois isso permite eu revisitar, lembrar, analisar e acima de tudo não esquecer. O blog do processo criativo “vozesdooutono.blogspot.com” possui essa função e tenho atualizado constantemente inserindo impressões, pesquisa simbólicas, músicas, figurino, grafismo, vídeosa, processo criativo, artigos, notas pessoais, orientações e laboratório corporal.
  • Apesar de pesquisar sobre vários assuntos de categorias de artes distintas, tenho clareza que sou bailarino e que a minha arte baseia-se mais no corpo em movimento. Por isso tenho evitado colocar muitos objetos e elementos cênico, pois quero que o corpo em si possa traduzir as sensações e imagens que busco evocar em cena.
  • Ainda não tenho definido a luz, música, figurino, etc. – tenho algumas idéias pesquisadas. No momento, único elemento que sinto uma necessidade mais forte de interação física são os confetes de papeis espalhados no chão. Como falo da morte quero metáfora com nuvens, pó, fugacidade, festas, alegria, profano, sagrado etc. Depois de ter aprofundado a pesquisa corporal acrescentarei os demais elementos cênicos como luz, figurino, trilha etc.
  • As orientações com a Olga Nenevê e Ailton Galvão ajudam-me no processo criativo. Percebo que existem peculiaridades e experiências diferentes, mas têm sido ótimos os encontros com os ambos. Tem aberto novos horizontes e está sendo ótimo.
  • A oficina da Olga Nenevê “A vibração das camadas de presença do interprete criador” ofertada em maio está sendo ótimo para o meu trabalho. Também achei complementar a oficina da Mariana Gomes com a da Olga. As duas oficinas trabalham com a presença cênica por meio de troca de energia entre o interprete, ambiente e o público. Foram sensacionais e complementou a pesquisa do estudo do olhar e da fenomenologia que venho realizando junto à desCompanhia de dança.
  • A oficina do Ailton Galvão “Dança Fundamental – Dança contemporânea, consciência corporal, jogos coreográficos” foi muito proveitosa para mim. Adorei a aula de contemporâneo dele, mas senti que ofertar uma aula avançada de contemporâneo naquele contexto onde existiam bolsistas residentes de nível variados não foi a melhor opção. Também achei longo o tempo da aula de contemporâneo, para mim teria sido melhor se o tempo da oficina dos jogos coreográficos fosse maior, pois isto me interessa mais nesse momento de pesquisa de criação.
  • Deixarei anexada logo abaixo a carga horária resumida do mês passado. Deixo inseridas atividades extras Casa Hoffmann também. Afinal, já que é um relatório, percebo que é uma forma de aproximar as pessoas ao universo do artista criador que dedica o tempo integral na sua obra: 24 horas, 7 dias da semana, 30 dias por mês. Por mais que eu marque 34,2 horas mensais em junho, a verdade é que artista às vezes dedica muito mais tempo do que muitas das pessoas imaginam.

tabela Junho

  1. PREVISÃO PARA O MÊS DE JULHO:
    27h/mês de atividade interna e externa à Casa Hoffmann: Laboratório corporal e cênico no estúdio da Casa Hoffmann, gravação de vídeo do laboratório, análise do vídeo gravado, orientação, consultas e pesquisa de trilha sonora, dramaturgia, figurino e cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário