O solo "Vozes do outono" foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura pelo Edital 265-10 de Pesquisa em Dança da Casa Hoffmann Centro de Estudo de Movimentos em 2011 pela Fundação Cultural de Curitiba. A estreia aconteceu no dia 27 de setembro de 2011 no evento DANCON Liga Cultural de Dança em Belo Horizonte.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Processo 014

Semana passada fiz a oficina da Mariana Gomes. Ela trabalhou com os arquétipos energéticos do teatro nó: velho (ou bêbado), gueixa e samurai. A oficina da Mariana complementou a oficina da Olga que foi ministrada em maio e me ajudou a entender melhor a presença cênica do interprete. A relação de troca energética entre o interprete, ambiente e o público. Foram muitas informações, mas algumas ficaram bem marcantes:

  • O momento que antecede a movimentação e que o corpo do ator/bailarino fica com energia latente e vibrante. Compreendi que podemos canalizar essa energia em movimentos variados de acordo com a decisão/intenção. Assim, vejo que os arquétipos energéticos do velho, gueixa e samurai abrem muitas possibilidades como material criativo.
  • A relação do olhar como a última vértebra do coluna. Pela analogia a essa informação dada pela Mariana, compreendi que o esfíncter perto do chakra básico seria a primeira vértebra da coluna. Sinto que o meu corpo utiliza a “energia” da terra que passa pela minha coluna vertebral inteira (a vibração energética do samurai usa essa relação da terra com muita precisão).
  • A dica da Mariana que de que os espetáculos podem ser divididos basicamente em dois dentro do processo de criação: o “cronológico/linear” e o que apresenta “várias facetas de um mesmo ser/objeto”.
  • Dica no processo criativo que também podemos usar emoção ou a razão como ponto de partida de criação.
  • A Mariana comentou que a presença cênica se revela muito pela intenção do interprete.
  • A Olga comentou que a imanência da fenomenologia também fortalece a presença cênica. De uma certa forma, percebo que quando a Mariana fala da intenção, esse seria a transcendência da fenomenologia.

    Todas essas dicas serão utilizados na minha pesquisa do solo.

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