O solo "Vozes do outono" foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura pelo Edital 265-10 de Pesquisa em Dança da Casa Hoffmann Centro de Estudo de Movimentos em 2011 pela Fundação Cultural de Curitiba. A estreia aconteceu no dia 27 de setembro de 2011 no evento DANCON Liga Cultural de Dança em Belo Horizonte.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Processo 010

17 de junho de 2011, hoje fui para a exposiçaõ do Bandeira de Mello “EU EXISTO ASSIM” no Espaço Cultural da Caixa em Curitiba. Assisti uma entrevista que fica passando na exposição e foi ótimo, pois me deu mais clareza sobre o meu processo de criação do solo. Estava aflito, pois sou tão mental e que isso parecia um defeito, ficava questionando sempre no laboratório: Yiuki, você fica planejando tudo! Assim, eu me boicotava e ao mesmo tempo caia num buraco negro. Acho que posso me permitir a planejar no início, depois insistir na pesquisa corporal e ver se surge algo interessante no diálogo entre os dois. Além de tudo,  existe o processo inverso também, movimentos que estão surgindo que acho interessante, mas que ainda não sei onde encaixar dentro da temática e inquietação da minha obra. Bom, de qualquer forma as palavras abaixo do Bandeira de Mello me tranqüilozou: saber que posso aceitar esse lugar mental no princípio de pesquisa que é algo mais natural em mim.

 

A obra faz o seu chamado no processo de criação

“Quando você começa, você tem um tema na cabeça. Tem os materiais na cabeça, o suporte na cabeça, a técnica que vai usar. Tá tudo na cabeça, organizado. Tá pré-organizado isso. Mas no momento em diante que você começa o trabalho, você perde o comando, é o trabalho que começa a comandar.”… “É o próprio trabalho que vai fazendo um chamado daquilo que tem que ser feito. E acaba sendo um diálogo entre o que você queria fazer e o trabalho quer que você faça. Agora, o mais importante nisso tudo, é que o que vai transformar aquilo em obra de arte é precisamente o que você não programou, é aquilo que saiu e ficou impressão no trabalho, independente da sua vontade. A temática do meu trabalho é sempre ligada a questão da sobrevivência do indivíduo enquanto indivíduo e enquanto membro da espécie. Quer dizer, essa questão de que a vida é uma luta permanente para não morrer, certo? Então, mesmo quando você entra nas questões da comida, do alimento, do amor, etc... É sempre a questão da sobrevivência da espécie. Do indivíduo como indivíduo e da espécie como um todo. Mas não contada de uma forma anedótica, mas contada de uma forma plástica. “

Bandeira de Mello, anotação do vídeo da exposição “EU EXISTO ASSIM” no Espaço Cultural da Caixa em Curitiba no dia 17 de Junho de 2011 feita por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário