O solo "Vozes do outono" foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura pelo Edital 265-10 de Pesquisa em Dança da Casa Hoffmann Centro de Estudo de Movimentos em 2011 pela Fundação Cultural de Curitiba. A estreia aconteceu no dia 27 de setembro de 2011 no evento DANCON Liga Cultural de Dança em Belo Horizonte.

sábado, 29 de outubro de 2011

Processo 040

Os dois dias de apresentação da Mostra Final na Casa Hoffmann foi ótimo. Tive muito mais clareza da obra e fiquei contente pelo resultado da mostra.

No inicio da pesquisa, lembro da Olga Nenevê dizendo que enquanto criadores evocamos legião de EUs. Na verdade, ao longo do processo descobri que evocamos legião de YIUKIs, CINTIAs, AILTONs, EDITHs, OLGAs, MITYKOs, AMIGOs, COLEGAs, etc. Sei, existe o filtro do olhar suspenso para com a necessidade da OBRA. Mas percebo que cheguei no resultado satisfatório graça a todos. Muito obrigado a todos que contribuiram na construção do trabalho.

Yiuki Doi 

Vozes do Outono: 26 e 27 de Outubro de 2011 na Casa Hoffmann, Curitiba – Brasil

Mostra Final do Edital de Pesquisa em Dança da Fundação Cultural de Curitiba 2011

  • Data: 26 e 27 de Outubro de 2011 (4ª e 5ª feira)
  • Horário: 19h
  • Local: Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento
    Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem
    Curitiba, Paraná – Brasil
    (41) 3321-3228
  • Entrada: Gratuita

DANCON - Liga cultural de dança<br />Camaleões: Festa contemporânea , Clênio Magalhães + Foto Persona BH<br />©netun lima/Divulgação

Foto: Netum Lima (ww.netun.com.br)


Vozes do Outono: O que é paz de espírito? Para que serve o inverno? O que é viver intensamente o outono? O solo "Vozes do Outono" procura oferecer imagens poéticas que se transformam em reflexões dentro de uma dança efêmera como a nossa vida.

Interprete criador: Yiuki Doi
Orientação: Cíntia Napoli, Olga Nenevê e Ailton Galvão

Projeto aprovado no EDITAL DE PESQUISA EM DANÇA (Edital 265/10) da Casa Hoffmann Centro de Estudo do Movimento pela Fundação Cultural de Curitiba.

“Vozes do Outono” no DANCON Liga Cultural de Dança: 27 de Set. de 2011

maiores informações: http://ligadancon.wordpress.com/

DANCON Liga Cultural de Dança:

  • 17 a 20 de setembro 2011: Governador Varadares – MG
  • 23 a 27 de setembro 2011: Belo Horizonte – MG

O projeto DANCON Liga Cultural de Dança a ser realizado em 2011 nas cidades de Governador Valadares e Belo Horizonte (MG) é uma atividade coletiva, composta por renomados artistas, instituições públicas e privadas interessados em trocar experiências e contribuir com o desenvolvimento da Dança Contemporânea realizada no interior do país. O projeto tem como meta proporcionar às comunidades interioranas um encontro com artistas de várias partes do Brasil e do mundo, trazendo conhecimento sobre a carreira profissional em Dança Contemporânea por meio de atividades de formação, intercâmbio e reflexão. Através de workshops, apresentações e conversas públicas, o Projeto DANCON Liga Cultural de Dança pretende gerar conhecimentos específicos em Dança Contemporânea nos âmbitos conceitual, estético e mercadológico, para Dançarinos, coreógrafos, professores e toda comunidade artística envolvida.

Liga = Associação de indivíduos ou de grupos ou partidos para defesa de interesses comuns, ou para alcançar determinados fins, de ordem social, política, filantrópica, Cultural, etc. (Aurélio)

Esta Liga pode alavancar uma série de outros segmentos artísticos contemporâneos que podem inserir a Dança Contemporânea produzida no interior no circuito cultural nacional e internacional.

Em 2011 a liga será formada por AKI KATAI (Japão), ARTMACADAM (França), CIBELE MAIA (Belo Horizonte MG), C. I. CÊNICA (Belém - PA), CLÊNIO MAGALHÃES (Governador Valadares - MG), EDU O. (Salvador BA), FAFÁ DALTRO (Salvador - BA), HIBRIDUS (Ipatinga - MG), TAMAKI YONEKURA (Japão), THIAGO ALIXANDRE (Votorantim - SP), VANILTON LAKKA (Uberlândia - MG), YIUKI DOI (desCompanhia de dança, Curitiba - PR).

Em Governador Valadares as atividades ocorrerão do 17 a 20 de setembro na concha acústica da Praça dos Pioneiros e em Belo Horizonte do dia 23 no Restaurante Popular do Barreiro e 23 a 27 de setembro no Espaço 104.

APRESENTAÇÃO do solo da desCompanhia:
27 de Setembro 2011 às 20:30

VOZES DO OUTONO: Entende-se que para vivermos bem precisamos compreender a morte. O Outono é o preparo para a chegada do Inverno. O solo “Vozes do Outono” fala dos questionamentos que surgem nesse momento: O que é paz de espírito? É possível sentir intensamente o Outono? Para que serve o Inverno? Essas perguntas são dadas ao público por meio de ‘Haikais’ dançantes. São imagens cênicas contemplativas, que podem vir a ser reflexões. Em busca dessas metáforas, o solo transita na tênue diferença entre gesto, símbolo, teatro e dança. Apesar disso, essas diferenças pouco importam em cena, pois os contornos entre elas desaparecem transformando-se apenas em imagens poéticas dentro de uma atmosfera cênica etérea. Inspirando-se no ‘Haikai’, a obra não procura dar respostas ao público, pois cada espectador precisa buscá-las dentro de si mesmo. Assim, as perguntas poéticas precisam ser correspondidas com imagens poéticas pessoais. O solo “Vozes do Outono” é um trabalho que explora a natureza efêmera da dança numa metalinguagem própria à Vida.
Interprete criador: Yiuki Doi
Orientação: Ailton Galvão, Cíntia Napoli e Olga Nenevê.

OFICINA proposta pelo Yiuki Doi:
27 de Setembro 2011, das 14h às 16h

A PERCEPÇÃO DO PONTO E SUAS REVERBERAÇÕES NO CORPO: A oficina usará a imaginação do ponto e suas reverberações no corpo do bailarino. Dentro da consciência corporal, assim como na geometria euclidiana, existe um grau de complexidade crescente que é ponto, linha, superfície e volume. Esta oficina buscará por meio do "ponto" um trabalho de aterramento, respiração, olhar, dissociação do movimento e contato improvisação. São apenas ferramentas brincantes que podem auxiliar na propriocepção do bailarino.

PATROCÍNIO: APOIO:

clip_image002_thumb1

clip_image004_thumb1

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Workshops

A imaginação do ponto e sua reverberação no corpo:

  • Público: para quem já possui experiência no estudo do movimento
  • Conteúdo: A oficina usará a imaginação do ponto e suas reverberações no corpo do bailarino. Dentro da consciência corporal, assim como na geometria euclidiana, existe um grau de complexidade de entendimento crescente que é ponto, linha, superfície e volume. Esta oficina buscará por meio do "ponto" um trabalho de aterramento, respiração, olhar, dissociação do movimento e contato improvisação. São apenas ferramentas brincantes que podem auxiliar na propriocepção do bailarino.
  • Carga horária: Mínimo de duas horas.

Oficina de contato improvisação:

  • Contato Improvisação: É um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial composto de toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. A técnica nasceu nos EUA no início da década de 70 com Steve Paxton e é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e democrática. Atualmente é praticada no mundo inteiro por ser uma excelente técnica de consciência corporal sem barreiras físicas e culturais. Para maior informação sobre essa técnica, favor clicar aqui
  • Público: Público geral
  • Conteúdo: Introdução ao contato improvisação com princípios básicos de toque, peso, escuta e aterramento. 
  • Carga horária: Mínimo de duas horas.

Contato:

Artista Criador:

Yiuki Doi  

Yiuki Doi
e-mail:
youcandance@hotmail.com.br
Facebook: Yiuki Doi
Skype: youcadance_br
Tel: 41 9213-7938

     
Realização e Suporte:    

desCompanhia de dança

 

desCompanhia de dança
Site: descompanhia.blogspot.com.br/
e-mail: descompanhiadedança@gmail.com
Tel: +55 41 3233 8034
Skype: descompanhia
Sede: Vila Arte Espaço de dança
http://www.vilaartedanca.com.br
R. Saldanha Marinho, 76 - Sala 3
Centro, Curitiba, Paraná, Brasil
CEP 80.410-150

Fotos: Vozes do Outono

Fotos de Netum Lima e Guilherme Melnik

Feedbacks / Impressões

Qualquer impressão, por favor, enviar no e-mail vozesdooutono2011@gmail.com ou deixar comentários neste post.
É muito importante para nós artistas recebermos o feedbacks a fim de dar continuidade na pesquisa.
Abaixo deixo registrado os carinhos e afetos das pessoas.

Muito obrigado por tudo.

Yiuki Doi

 

 

 

 

Dança Performativa no MON com a curadoria de Rosemeri Rocha: 04 de Dezembro de 2011

  • 04/12/2011: Alessandra Lange (Facebook): vc me emociona com sua sensibilidade e entrega. foi muito bom ter compartilhado este momento hj com vc.um beijo grande
  • 07/12/2011: Thiago Domini (Facebook): adorei seu trabalho.

 

Mostra final da pesquisa em dança da Casa Hoffmann: 26 e 27 de Outubro de 2011:

  • 10/12/2011: Rose Maria Silva (e-mail):… Eu fiquei ali contigo todo o tempo, vendo os lindos desenhos que o seu corpo produzia como pintura sobre aqueles confetes, é como se a gente estivesse dentro de você e todas aquelas cores e sons nos movessem juntos, nós e você... num jeito maluco de perceber a grandeza da vida através da morte, pois é preciso morrer um pouquinho para permitir que os outros estejam dentro da gente, ou para entrar dentro dos outros sem invadir, e ficar ali sentado junto num cantinho bem quente do coração... sinto sua dança assim, e levo ela guardada num cantinho bem quentinho do meu coração...
  • 01/11/2011: Ca Amatti (e-mail): … Era como se cada movimento suscitasse uma imagem poética, tornando-se imediatamente um poema…
  • 30/10/2011: Cleber P. Borges (e-mail): Simplesmente adorável e poético. Vozes do Outono fez-me sorrir, viajar, imaginar e vibrar.
  • 29/10/2011: Anderson Lee (facebook): rapaiz, muito lindo, gostei mesmo!!! Parabéns pelo trabalho! … foi a primeira vez que assisti uma apresentação de dança e adorei, dá até vontade de dançar tb hahahha qdo tiver de novo me avise, ok? abraços
  • 29/10/2011: Marcio Baraco (retirado do texto A PLATEIA E O PALCO): Vozes do Outono tem como palco um espaço coberto de confetes. E a plateia está sentada em cadeiras circundando esse espaço, e o confete vai até o pé dessa cadeira, e para chegar até essa cadeira você tem que pisar o confete e a sensação é a de pisar num palco, esse arriscado de pisar num palco, mas acho sutil, e durante a apresentação voa um pouco de confete nas pessoas, e depois da apresentação várias pessoas se jogaram no confete e acabou acontecendo uma certa guerra de confetes e acho que todos nós que estávamos ali naquele dia vamos passar um tempo achando confetes nas roupas, e no meio daquela bagunça me perguntei se aquelas pessoas estavam no palco ou fora dele, e onde quer que elas estavam não era com desconforto, era com uma brincadeira que, acho, está bem perto dessa abertura para a vida que é (uma das) parte da arte. E, putz, o bailarino é japonês e acho que é literalmente impossível entender o que passa na cabeça dele, mas ele tentou o impossível e, acho, chegou tão perto que foi lindo.
  • 28/10/2011: André Ricardo (facebook):
    ESSE CARA É MUUUUUUUIIIITOOOOO FOOOOOOODAAAAAAAAAAAAA!!!!!!
    VC FALA COM O CORPO!!!!!! O QUE É ISSO, MANINHO?!?!?
    O QUE FOI AQUELA APRESENTAÇÃO HOJE?!?!?!?
    EMOCIONEI-ME, VIAJEI, SUMI DALI POR UNS MOMENTOS....
    INCRÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • 26/10/2011: Leila Cruz Vieira (facebook): Fazer dança contemporanea é muito difícil. O limite entre o banal incompreensível, exagerado, apelativo e o emprego da técnica para transmitir a mensagem proposta é muito tenue. O espetáculo "Vozes do Outono" de autoria e intepretação de Yuki Doi é um exemplo de pesquisa, emprego de tecnica, sentimentos e emoções, inteiramente vinculado à proposta. Recomendo a todos. Amanhã na Casa Hoffmann, a partir das 19:30 hs.

     

     

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Processo 039

Enfim hoje é a mostra final da Casa Hoffmann onde apresentarei a pesquisa. Apesar de chamar de pesquisa, preciso chamar de solo de dança em respeito a todos que contribuiram na construção dele nesses seis meses. Ainda possuo vários feedbacks dos orientadores, da dramaturga, iluminadora e musicista que precisarei colocar em prática na hora da apresentação. Preciso mentalizar todos eles agora de manhã, de tarde será somente aquecimento, relaxamento e concentração. Fico com frío na barriga, pois meio da correria a luz foi elaborada de forma improvisada e também não tive ensaio geral com ela (afinal a bolsa residência não oferece verba suficiente para a produção). Mas tudo bem, "estamos onde devemos estar, e faremos o que temos que fazer" (Portões de Fogo - Steven Pressefield). Vamos que vamos.

P.S. Deu para fazer a passagem de luz antes.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vozes do Outono: 26 e 27 de Outubro de 2011 na Casa Hoffmann, Curitiba – Brasil

desCompanhia de dança: Mostra final da pesquisa do solo “Vozes do Outono” do Edital de Pesquisa em Dança da Fundação Cultural de Curitiba 2011

  • Data: 26 e 27 de Outubro de 2011 (4ª e 5ª feira)
  • Horário: 19h
  • Local: Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento
    Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem
    Curitiba, Paraná – Brasil
    (41) 3321-3228
  • Entrada: Gratuita

DANCON - Liga cultural de dança<br />Camaleões: Festa contemporânea , Clênio Magalhães + Foto Persona BH<br />©netun lima/Divulgação

Foto: Netum Lima (ww.netun.com.br)


Vozes do Outono: O que é paz de espírito? Para que serve o inverno? O que é sentir intensamente o outono? O solo "Vozes do Outono" procura oferecer imagens poéticas que se transformam em reflexões dentro de uma dança efêmera como a nossa vida.

Interprete criador: Yiuki Doi
Orientação: Cíntia Napoli, Olga Nenevê e Ailton Galvão

Projeto aprovado no EDITAL DE PESQUISA EM DANÇA (Edital 265/10) da Casa Hoffmann Centro de Estudo do Movimento pela Fundação Cultural de Curitiba.

sábado, 1 de outubro de 2011

4ª e 5ª Mostras Públicas do Edital de Pesquisa em Dança

O Edital de Pesquisa em Dança para bolsistas residentes e de estruturação coreográfica tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos de pesquisa e de criação na área da dança. Durante o ano todo, os bolsistas se dedicam ao desenvolvimento dos seus projetos, além de participar das oficinas, workshops, debates e orientações com profissionais convidados. Em outubro, serão realizadas as 4ª e 5ª mostras de 2011, nas quais o público poderá apreciar as criações destes artistas.

LOCAL:

Casa Hoffmann
Rua Claudino dos Santos, 58 – Centro
Curitiba, Paraná - Brasil
Informações: (41) 3321-3228
dança@fcc.pr.gov.br

 

07 e 08 de Outubro (sexta-feira e sábado, ingresso gratuíto)

  • 19h
    - “Vocabulário Ilustrado” de Patrícia Machado
    - “Diários” de Eduardo Simões
    Classificação: 12 anos
  • 20h
    - “Pedaços de carne não solúveis em água” de Gabriel Machado
    Classificação: 18 anos

 

14 de Outubro (sexta-feira, ingresso gratuíto)

  • 19h
    - “O Corpo em Prontidão: Um convite à escuta” de Ludmila Veloso
    - “Corpos Espetaculares” de Camila Jorge
    - “Corpo Imaginado” de Danilo Silveira
    Classificação: 12 anos

 

15 de Outubro (sábado, ingresso gratuíto)

  • 19h
    - “O Corpo em Prontidão: Um convite à escuta” de Ludmila Veloso
    - “Corpos Espetaculares” de Camila Jorge
    - “Diários” de Eduardo Simões
    -“Corpo Imaginado” de Danilo Silveira
    Classificação: 12 anos

 

21 e 22 de Outubro (sexta-feira e sábado, ingresso gratuíto)

  • 19h
    - “Mostra-me suas miudezas” de Mariana Mello
    - “Vendo uma Benção” de Reinaldo Pereira
    - “Objeto Cênico e a Dança Contemporânea” de Raphael Novais
    - “Paisagem de Gesto e Voz” de Maikon Kempinski
    Classificação: 12 anos

 

26 e 27 de Outubro (quarta-feira e quinta-feira, ingresso gratuíto)

  • 19h
    - “Olhar sem Ver” de Michelle Lomba
    - “Vozes de Outono” de Yuki Doi
    Classificação: 12 anos

 

Exposição Permanente (2ª a 6ª feira, 9h às 12h e 14h às 18h, ingresso gratuíto)

Fotografias do acervo da coordenação de dança da Fundação Cultural de Curitiba revelam a história desta linguagem artística na Casa Hoffmann entre os anos de 2006 e 2010.

Casa Hoffmann
Rua Claudino dos Santos, 58 – Centro
Informações: (41) 3321-3228
dança@fcc.pr.gov.br

Estreia do Vozes do Outono no DANCON liga cultural de dança 2011 em Belo Horizonte

O solo estreiou no dia 27 de setembro no DANCON liga cultural de dança 2011. A seguir algumas fotos que o fotografo Netun Lima tirou do evento.

Processo 038

O mês de setembro por causa dos compromisso de viagem para Alemanha trabalhei pouco no solo. Percebi que é ótimo afastar um pouco do processo de criação. Quando voltei da viagem no dia 21 de Setembro, retomei ele para fazer os ajustes para ser estreiado em Belo Horizonte no dia 27 de setembro de 2011 no evento DANCON liga cultural de dança 2011. Acabei optando por usar somente o som da água como ambiente sonoro. Foi ótimo a apresentação, mas sempre fico com a sensação de que poderia ser melhor. Depois de tanto tempo, estreiei o trabalho antes do cronograma da Casa Hoffmann Centro de Estudo do Movimento. A mostra final do meu solo em Curitiba na Casa Hoffmann será no dia 26 e 27 de Outubro (maiores detalhes clicar aqui). Tenho ainda quase um mês para fazer os ajustes com calma.