O solo "Vozes do outono" foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura pelo Edital 265-10 de Pesquisa em Dança da Casa Hoffmann Centro de Estudo de Movimentos em 2011 pela Fundação Cultural de Curitiba. A estreia aconteceu no dia 27 de setembro de 2011 no evento DANCON Liga Cultural de Dança em Belo Horizonte.

sábado, 23 de julho de 2011

Processo 023

Apresentei a minha pesquisa para Cintia Napoli no Vila Artes Espaço de Dança no dia 21 de Julho, quinta-feira, das 19:30 às 21:30.

Mostrei a mesma seqüência de imagens internas dançadas por mim na 1ª Mostra, porém mais trabalhada e com movimentos mais limpos.

Feedbacks dela:

  1. Em vários momentos estou com olhar dissociado do corpo, isso fez com que perdesse a atenção dela em alguns momentos: recebi a observação dos orientadores da Casa Hoffmann que o meu olhar era interno demais na primeira mostra. Trabalhei isso, mas ainda existe um olhar que parece acompanhar o voar de um mosquito agitado, é um vício meu quando perco a integração da mente e do corpo.
  2. Tinha um movimento da cabeça mole o tempo inteiro, no início ela achou que era proposital, mas quando percebeu que em todas as movimentações ele permanecia, ela suspeitou que fosse algo sem tanta consciência: realmente foi sem consciência, na próxima vez darei mais atenção a isso.
  3. Assim como os orientadores da Casa Hoffmann, sentiu falta de silêncio e do respiro. Comentou que eu engato a primeira marcha e vou acelerando, acelerando, acelerando…
  4. Viu que tenho muito material corporal e vislumbrou um solo interessante.

Sugestão dela:

  1. Ela notou várias qualidades de movimentos, porém todos na mesma intensidade de energia. Por isso, assim como o Ailton Galvão, ela sugeriu não seguir a seqüência das imagens internas que tenho no momento.
  2. Orientou eu andar em lugares inusitados e sentir a vida, dançar em lugares diferentes da Casa Hoffmann ou Vila Arte Espaço de dança:
    • Ir no parque, sentar da grama.
    • Ir da rodo ferroviária e pisar sobre os pedregulhos.
    • Ir no shopping e observar as pessoas.

Algumas observações nesse processo:

  • Sentir como o ambiente interage, acrescenta e modifica o meu estado e a minha dança.
  • Às vezes é legal ficar somente parado e observar o ambiente sem dançar.
  • Outras vezes seria interessante dançar algumas das minhas imagens internas do solo e ver como ela desdobra no espaço.

Conclusões:

  1. Depois da 1ª Mostra e me ver dançando no vídeo, consegui distinguir melhor a qualidade de movimento de acordo com as imagens internas, o trabalho apresentado à Cintia estava mais elaborado;
  2. Ainda é um vômito de “inventários” (partituras), não é uma obra de arte, pois não possui uma dramaturgia definida, figurino, cenário, trilha sonora, etc.;
  3. Sinto que tenho inventário da temática morte o suficiente, agora preciso trazer no corpo a alegria da vida, o prazer, a paz de espírito, o suspiro, o silêncio, etc. Por isso, achei genial a sugestão da Cintia de visitar a VIDA pelo mundo a fora do estúdio da Casa Hoffmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário